23.8.13

De volta

Faz dois anos e meio que este blog deixou de ser atualizado como deveria. O principal motivo é simples: em janeiro de 2011 já havíamos disponibilizado todos os discos de nosso acervo. Mesmo assim, não quisemos encerrar o projeto. A ideia era que este espaço continuassem funcionando como uma biblioteca de livre consulta para amantes da dança. A contar pelo número de acessos - que se manteve estável desde então - acreditamos que tudo fluiu bem. Até ontem.

Por uma denúncia de uso indevido de copyright, o compartilhamento dos arquivos aqui disponibilizados foi bloqueado pelo 4Shared. Portanto, a partir de hoje, o acesso a eles está interrompido. Essa foi a deixa para efetuarmos uma remodelação na forma de colocar os discos para download, algo sobre o qual já vínhamos pensando há tempos.

Já que o propósito deste blog é a partilha, achamos que o melhor modo de ofertar os álbuns é via peer-to-peer. Isso significa que cada pessoa que tiver determinado arquivo será também responsável pela sua distribuição, reforçando o caráter colaborativo de cada um para o compartilhamento do mesmo. Na prática, o peer-to-peer garante a sobrevivência do arquivo na rede, já que ele passa a ser trocado por várias pessoas ao mesmo tempo. Se alguém decidir não compartilhar mais, outras pessoas o farão e assegurarão a sua disponibilidade. Assim, não precisamos mais ficar reféns de um só servidor.

Essa novidade vai exigir um pouquinho de paciência e de disponibilidade dos leitores. Vamos precisar de um tempo para converter os arquivos em formato torrent, bem como para disseminá-los até que seja possível baixá-los em uma velocidade razoável. Mas, para isso, vamos precisar que vocês façam os downloads e permitam o compartilhamento deles em seus sistemas de torrent.

E aí, topam o desafio?