30.12.09

Floresta Amazônica (Moscow Radio Symphony Orchestra)

ATENÇÃO: Este arquivo foi retirado por determinação do 4shared. Se ele continuasse no ar, poderíamos perder a conta e todos os arquivos que lá estão. Se alguém se dispuser a hospedá-lo em outro servidor, basta enviar o link nos comentários, ok?

O ano de 2009 foi marcado por homenagens ao compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos devido aos 50 anos de sua morte. Como o Reveillon é só amanhã, dá tempo do blog também reverenciar um pouco este gênio das notas musicais.
Floresta Amazônica foi composta em 1958. O balé viria apenas em 1975 com coreografia de Dalal Achcar para o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Uma curiosidade é que, apesar da temática essencialmente brasileira, o casal de bailarinos que protagonizou a estréia foi justamente composto por dois estrangeiros: Margot Fonteyn e David Wall.
Este ano, com o fechamento do teatro municipal para reformas, a companhia aproveitou para rodar o Brasil em uma turnê que levou justamente esta obra para vários estados. O enredo traz a paixão de uma deusa indígena por um homem branco. Para viver este amor, ela renuncia ao seu caráter divino e encarna na forma de mulher, o que provoca a ira dos índios.
A gravação que apresentamos aqui foi feita pela Moscow Radio Symphony Orchestra sob a regência de Alfred Heller. Os vocais ficaram por conta da soprano Renee Fleming. O arquivo foi retirado da comunidade Música p/ Ballet DOWNLOAD, do Orkut.

Floresta Amazônica - CD Download (72,6 MB) - Arquivo indisponível no momento

1.12.09

Alice no País das Maravilhas (Orquestra Filarmônica da Cidade de Praga)

Após um mês de pausa, o blog volta a postar. Dessa vez, com uma colaboração enviada por e-mail. O título é Alice no País das Maravilhas, arranjado por Carl Davis a partir de uma trilha original de Tchaikovsky intitulada Album pour la jeunesse (que, por sua vez, é composta majoritariamente por peças de nível intermediário criadas no ano 1878, auge do período Romântico). Esta obra foi elaborada em 1995 a pedido do English National Ballet, que produziu uma peça inspirada na famosa obra de Lewis Carroll. O compositor Carl Davis preparou as músicas com a tarimba de quem fez carreira com a elaboração de trilhas para filmes e TV.

Alice no País das Maravilhas - CD (70,8 MB) - Arquivo indisponível no momento