28.8.09

Stars and Stripes

Durante a série Balanchine, postamos um pequeno trecho desta peça. À frente do New York City Ballet, o coreógrafo elaborou Stars and Stripes tendo como inspiração o repertório musical das bandas marciais norte-americanas. Esta foi a forma encontrada por ele de homenagear os Estados Unidos, país que o acolheu após a saída da Rússia. O álbum duplo apresentado hoje traz uma seleção das mais conhecidas marchas criadas por John Philip Sousa, um dos principais regentes e compositores marciais dos EUA. Entre elas, estão as músicas incluídas em Stars and Stripes. Este CD é ótimo para quem pretende elaborar coreografias voltadas a personagens como soldadinhos ou crianças em geral (por conta da animação das músicas).
 

21.8.09

Daphnis e Chloé

O compositor francês Maurice Ravel tornou-se amplamente conhecido por conta de um bolero que foi imortalizado pela coreografia de Maurice Béjart e pela visceral interpretação do saudoso Jorge Donn. No entanto, esta não é a sua única peça transformada em dança. A trilha de Daphnis e Chloé (1912) é considerada uma de suas obras-primas para orquestra. A partitura foi desenvolvida sob encomenda para Sergei Diaghilev, que sempre procurava se cercar de artistas consagrados na hora de preparar novos espetáculos. A história, baseada em um romance de um autor grego, teve coreografia assinada por Michel Fokine. Quem assumiu o papel de Daphnis, na estréia, em 1912, foi o lendário Vaslav Nijinsky. Uma das principais características da trilha é a presença de coro e de arranjos típicos do movimento impressionista na música.

Daphnis e Chloé (Ravel) - Download (47 MB)

9.8.09

Música para Aulas (7)

Este é um CD maravilho para aulas. Todas as faixas são orquestrações para piano de músicas de musicais da Broadway. Como tem muita gente que usa esses musicais como temas de espetáculo de fim de ano, as músicas geram uma identificação com as alunas. Vale a pena conferir.

Broadway Ballet Music - Download (42,6 MB) - Arquivo indisponível no momento

3.8.09

Conjuntos clássicos

O que seria das solistas se não fosse o corpo de baile? A postagem de hoje segue em homenagem aos conjuntos que são alma dos ballets de repertório. Cinco músicas de cinco conjuntos de peças diferentes. Algumas delas não são tão de repertório assim, como a da opereta A Viúva Alegre. Aproveitem.

Giselle 1o Ato (Adam) - Download
A Viúva Alegre (Lehar) - Download
Sylvia 1o Ato (Delibes) - Download
Cinderella (Prokofiev) - Download