25.5.09

Série Balanchine (3)

Na série Balanchine de hoje, trazemos músicas de duas peças do famoso coreógrafo russo. O primeiro arquivo contém a trilha completa de Tchaikovsky Pas-de-Deux (1960). Essa peça de ágil execução foi coreografada em cima de trechos compostos por Tchaikovsky para o terceiro ato de O Lago dos Cisnes. No entanto, no resultado final, Petipa acabou optando por tirá-los. Balanchine recuperou a música para criar esta obra que é frequentemente dançada em galas. O segundo arquivo traz a música de Giuseppe Verdi (1913-1901) utilizada na coreografia de Ballo della Regina (1978). A montagem traz um repertório de variações virtuosas que dialogam diretamente com o estilo operístico com o qual o compositor estava acostumado, já que esses trechos foram originalmente criados para a ópera Don Carlos.

Tchaikovsky Pas de Deux - Download (7,5 MB)
Ballo della Regina (Verdi) - Download (15,2 MB)

17.5.09

Série Balanchine (2)

No segundo post da série, apresentamos duas obras não muito conhecidas. A primeira é a interpretação de Balanchine para o clássico livro de Goethe, Fausto. A partir da música composta pelo francês Charles Gounod (1818-1893), ele criou sua versão para a cena da "Noite de Valpúrgis". A trilha foi elaborada originalmente para a parte dançada da ópera Fausto e se refere à cena em que Mefístoles leva o protagonista a presenciar uma tradicional celebração na qual as almas dos mortos se libertam para vagar pelo mundo. Balanchine apenas deu uma repaginada à coreografia original com seu toque pessoal. O resultado é uma obra que oscila entre o forte e o suave. Foi assim que, em 1980, após uma série de montagens sobre o mesmo tema, surge a versão definitiva de Walpurgisnacht Ballet. A outra peça apresentada é a coda de Stars and Stripes (1958), composta originalmente por John Phillip Sousa. Quem é fã de Sob a luz da Fama vai reconhecer de imediato. Esse é o trecho que os bailarinos Ethans Stiefel e Julie Kent dançam em um dos momentos do filme. A peça é uma homenagem do coreógrafo ao país que o acolheu, os Estados Unidos. Logo, as marchas tocadas lembram as tradicionais paradas do dia da independência norte-americana.

Walpurgisnacht Ballet (Gounod) - Download (15,8 MB)
Star and Stripes Coda (Sousa) - Download (1 MB)

12.5.09

Série Balanchine (1)

A partir de hoje, começamos uma série de postagens que vão apresentar trilhas de balés criados por um dos coreógrafos que melhor soube utilizar a música: o russo George Balanchine (1904-1983), erradicado nos EUA e "pai" do New York City Ballet. Quem prestar atenção em seus trabalhos vai perceber como os seus passos estão imbricados umbilicalmente com a música. Dá gosto ver os bailarinos dele se transformando na própria partitura. Por isso, vamos oferecer uma série de composições que inspiraram o coreógrafo e que, independente da coreografia, conseguem nos emocionar. Vale lembrar que as coreografias dele não são de domínio público. Aliás, por trás delas, está um dos mais organizados esquemas de proteção de direito artístico, a The George Balanchine Trust. Essa foi a instituição criada para fiscalizar ostensivamente a reprodução da obra dele por todo o mundo. É por isso que é tão difícil encontrar obras do coreógrafo no YouTube, por exemplo. Entre as suas atribuições está a de sair à caça de qualquer vídeo com o trabalho de Balanchine e pedir a sua retirada da internet como forma de proteger o legado dele. Por isso, muitas vezes, é difícil ter acesso a essas coreografias. Por outro lado, a maioria das músicas utilizadas por Balanchine são de domínio público e são elas que apresentaremos aqui. Neste primeiro post, colocamos à disposição a trilha de Theme and Variations, composta por Tchaikovsky e apresentada pela primeira vez em forma de coreografia em 1947. O ballet, que não tem enredo, é de uma elegância sem fim e é marcado por uma seqüência de "polonesa" realizada por um mundaréu de casais, trazendo à lembrança os grandes balés clássicos de repertório do século XIX. A música emociona por si só e é figura fácil em CDs de aulas.

Theme and Variations (Tchaikovsky) - Download (36,96 MB)

4.5.09

Anyuta

Em homenagem a Ekaterina Maximova, morta semana passada, apresentamos hoje a trilha do ballet pelo qual ela ficou mais conhecida: Anyuta. Coreografada em 1986 pelo seu marido, Vladimir Vasiliev, a peça é inspirada em um conto do autor russo Anton Tchekov. A história versa sobre a pobre Anyuta, que pretende salvar a família a partir de um casamento arranjado com um nobre. Porém, o que ela não esperava é que seu marido fosse tão frio a ponto de não querer salvar financeiramente seu pai viúvo e seus dois pequenos irmãos. Frustrada, ela passa a frequentar os bailes da sociedade e a encantar os homens dali. Ao notar os acontecimentos, seu marido encoraja os casos para ganhar favores dos amantes dela. Enquanto isso acontece, a família de Ayiuta vai à bancarrota e ela nada pode fazer.
O ballet Anyuta foi popularizado no Brasil a partir da comercialização do DVD Essential Ballet, que traz uma remontagem do famoso pas-de-deux de Maximova com Vasiliev (é o mesmo vídeo do link do youtube abaixo). A música, composta por Valery Gavrilin, é bastante interessante e evoca tradições russas. A gravação é antiga e, por isso, contém alguns chiados. Mesmo assim, é possível apreciá-la sem problemas.

CD Download (58,9MB)